domingo, 22 de fevereiro de 2015

Observações Finais

Após 14 mil km de desertos, cordilheiras, florestas e estepes, e depois de cruzar quatro países e grande diversidade geográfica, ambiental e humana, ficam algumas lições e observações para outros viajantes e viagens, reais ou imaginárias. 


1. Não adie seus sonhos, eles podem nunca ser realizados. 
2. Planeje bem a viagem, mas esteja pronto para improvisar se necessário. 
3. Leve metade das coisas que você planeja levar. 
4. Escolha bem sua moto, seus equipamentos e trajes, pois eles serão exigidos.
5. Longas viagens em ambientes adversos requerem um excelente condicionamento físico e mental. Prepare-se adequadamente. 
6. Viagens solo são mais proveitosas que em grupo, pois se interage mais com a população local e com o ambiente. Um bom planejamento e a precaução aumentam a segurança. 
7. Escalone suas paradas semanais de forma a aproveitar para conhecer a cultura e as atrações locais. 
8. Converse com as pessoas, e procure entender as razões de suas diferenças.
9. Estude previamente uma região, incluindo os aspectos físicos, biológicos e humanos, principalmente sua história e cultura, pois a viagem se torna muito mais interessante e enriquecedora. 
10. Não tenha pressa, aproveite cada momento. Você nunca sabe se voltará àquele lugar. 


Algumas pessoas que encontrei na Longa Estrada e após terminá-la me perguntaram porque eu a fazia. Refletindo agora eu concluo que, além da busca do desconhecido e dos amplos horizontes, acho que essa viagem possa servir como inspiração e encorajamento para meus filhos, meus alunos, familiares e amigos. 


Em várias ocasiões ao longo do caminho, as pessoas me perguntavam onde estava o resto do meu grupo, e se admiravam de me ver só. O que eles não percebiam é que eu não estava sozinho. Era acompanhado por aquele que havia criado todas as maravilhas que cruzei. 





2 comentários:

  1. Muito bom! Realmente, acompanhar por aqui deixou um gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida! Que legal! Parabéns professor Henrique pela coragem! Realizar uma viagem dessas sozinho requer muita coragem, mas nada como a companhia daquele que tudo vê, nosso perfeito Criador! Simplesmente fantástico! E que venham mais sonhos que o senhor possa conquistar. Fantástico!!!!

    ResponderExcluir