1. Não adie seus sonhos, eles podem nunca ser realizados.
2. Planeje bem a viagem, mas esteja pronto para improvisar se necessário.
3. Leve metade das coisas que você planeja levar.
4. Escolha bem sua moto, seus equipamentos e trajes, pois eles serão exigidos.
5. Longas viagens em ambientes adversos requerem um excelente condicionamento físico e mental. Prepare-se adequadamente.
6. Viagens solo são mais proveitosas que em grupo, pois se interage mais com a população local e com o ambiente. Um bom planejamento e a precaução aumentam a segurança.
7. Escalone suas paradas semanais de forma a aproveitar para conhecer a cultura e as atrações locais.
8. Converse com as pessoas, e procure entender as razões de suas diferenças.
9. Estude previamente uma região, incluindo os aspectos físicos, biológicos e humanos, principalmente sua história e cultura, pois a viagem se torna muito mais interessante e enriquecedora.
10. Não tenha pressa, aproveite cada momento. Você nunca sabe se voltará àquele lugar.
Algumas pessoas que encontrei na Longa Estrada e após terminá-la me perguntaram porque eu a fazia. Refletindo agora eu concluo que, além da busca do desconhecido e dos amplos horizontes, acho que essa viagem possa servir como inspiração e encorajamento para meus filhos, meus alunos, familiares e amigos.
Em várias ocasiões ao longo do caminho, as pessoas me perguntavam onde estava o resto do meu grupo, e se admiravam de me ver só. O que eles não percebiam é que eu não estava sozinho. Era acompanhado por aquele que havia criado todas as maravilhas que cruzei.