quarta-feira, 27 de julho de 2016

Nazca!

Há dois mil anos, uma civilização pre-inca apareceu no sul do Peru, entre as montanhas e o oceano Pacífico. Eram os Nazcas. Recentemente, foram descobertas algumas pirâmides, usadas para rituais religiosos.


Eles desenvolveram a engenharia hidráulica para a irrigação dos vales, que são usados até hoje.


Esses poços são usados para obter água de canais subterrâneos (púquios), e ainda funcionam. A água é doce e fresca.


Os Nazca e seus sucessores mumificavam seus mortos, e o clima seco da região permitiu que as múmias se conservassem até hoje. 


Mas o ponto alto do local são as famosas linhas de Nazca, que só podem ser vistas do céu. Fiz um sobrevoo e estas são algumas delas. Você consegue distinguir as duas figuras abaixo? 



Além dos animais e plantas, há uma esquisita figura humanoide. Será um astronauta?


Depois de almoçar um excelente lomo saltado na cidade, sai novamente para visitar outras linhas, situadas na margem da rodovia Pan-americana. 


Por mais de 50 anos, A alemã Maria Reiche viveu na região e estudou as linhas. Há um pequeno museu onde era sua casa, com artefatos Nazca e mapas que ela desenhou. Grande parte do reconhecimento internacional das linhas e da cultura Nazca (inclusive patrimônio da humanidade) se deve ao seu inestimável trabalho.



Até a próxima!


Um comentário:

  1. Henrique, estamos acompanhando suas aventuras e ansiosos pela sua chegada para saber mais. Amamos você! Com muito carinho e saudades, Clarissa e Lelo.

    ResponderExcluir